O FETSUAS-MT realizou em 20 de maio de 2023 uma Roda de Conversa sobre "O papel e a importância da Participação das trabalhadoras e dos trabalhadores do SUAS nas Conferências de Assistência Social".
A roda reuniu trabalhadores de diversas regiões do Brasil que puderam dialogar sobre o momento atual de realização das Conferência Municipais de Assistência Social em preparação para a 13ª Conferência Nacional que ocorrerá em dezembro deste ano.
Com organização da Coordenação Estadual do FETSUAS- MT a roda de conversa contou com convidados especiais que são agentes importantes na luta de trabalhadores e trabalhadoras do SUAS:
Fernanda Lou Sans Magano é Psicóloga trabalhadora no Sistema Prisional Paulista, membro do Sindicato das Psicólogas e dos Psicólogos do Estado de São Paulo e da Federação Nacional dos Psicólogos. É Conselheira Nacional de Saúde, representante do segmento de trabalhadoras e trabalhadores de saúde na Mesa Diretora do CNS. Membro do FNTSUAS e do FETSUAS-SP.
Leonardo Koury Martins é professor do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Unihorizontes e da Pós Graduação em Política de Assistência Social no IEC PUC-Minas. Mestre em Estado, Governo e Políticas Públicas pela FLACSO e MBA em Gestão Pública. Conselheiro eleito para o mandato de 2020-2023 no CRESS-MG e representante da categoria de Assistentes Sociais nos conselhos CONSEA-MG e COMUSAN-BH.
De acordo com a avaliação da Coordenação Estadual a roda foi um momento reflexivo para os trabalhadores e trabalhadoras do SUAS de Mato Grosso, no sentido de reconhecer que o Fórum precisa estar atento às pautas defendidas pela classe trabalhadora no âmbito nacional, pois estas impactam diretamente na realidade das intervenções da Assistência Social em cada município do estado.
A partir dos debates estabelecidos durante a roda de conversa e das sugestões da e do convidado, ficou decidido que, em adesão à convocação do Fórum Nacional de trabalhadoras e trabalhadores do SUAS (FNTSUAS), o Fórum Estadual elaborará Carta Aberta aos trabalhadores e trabalhadoras estaduais para participarem ativamente das Conferências Municipais de Assistência Social, bem como orientará sobre pautas importantes a serem debatidas no âmbito estadual.
Foi um momento importante para dar fôlego ao movimento coletivo de luta por avanços na Política de Assistência Social em Mato Grosso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário